COVID-19: Município amplia dose de reforço para idosos com 85 anos ou mais e inicia a aplicação da 3ª dose em imunossuprimidos graves

  • Imunização de adolescentes com 17 anos sem comorbidades foi temporariamente suspensa

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 16/09/2021 às 21:29   |   Imprimir

A partir desta sexta-feira (17), idosos com 85 anos ou mais – que receberam a 2ª dose há mais de seis meses – deverão procurar as unidades de saúde da área de domicílio para receber a 3ª dose da vacina contra a COVID-19. Para a aplicação, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e o comprovante de aplicação das doses anteriores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) informa que as doses recebidas pelo município para a imunização de adolescentes com 17 anos sem comorbidades esgotaram. A imunização dessa faixa etária foi suspensa temporariamente.  

 

IMUNOSSUPRIMIDOS GRAVES

Conforme a nota técnica nº 27/2021, publicada pelo Ministério da Saúde, o município também inicia nesta sexta-feira a aplicação da 3ª dose em pessoas com alto grau de imunossupressão. São eles:

I - Imunodeficiência primária grave;

II - Quimioterapia para câncer;

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

IV - Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3;

V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

VII - Pacientes em hemodiálise;

VIII - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para os indivíduos com alto grau de imunossupressão o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico. Além dos documentos padrões, a pessoa também deve apresentar atestado médico, receita, formulário ou documentos que comprovem o alto grau de imunossupressão.

Mais informações a respeito do cronograma de vacinação, a SEMSA solicita a comunidade que entre em contato com as unidades de saúde. Nos ESFs, o expediente ocorre das 7 horas ao meio-dia e das 13 horas até às 16 horas. Na sexta-feira, o Centro de Saúde realiza expediente das 7 horas até às 13 horas.  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo