Publicidade

ELEIÇÕES 2018

Witzel ensina em vídeo truque para juízes driblarem Justiça para ganhar gratificação


Alexandre Cassiano



O ex-juiz Wilson Witzel, candidato ao governo do Rio de Janeiro, ensinou em uma palestra a juízes do Trabalho um truque para o juiz titular e o substituto acumularem um tipo de gratificação indevidamente.

De acordo com ele, o benefício, a gratificação de acúmulo, vale R$ 4 mil. Diz Witzel no vídeo:

— Os juízes hoje estão recebendo auxílio moradia, auxílio alimentação, e a gratificação de acúmulo, que, na Justiça do Trabalho, eu sei que é muito mais difícil de receber, mas, na Justiça Federal, praticamente todos os juízes recebem. A gratificação de acúmulo, que é de quatro mil reais. Eu recebo, expulsei o juiz substituto da minha Vara, disse “Ô, negão, ou você vai viajar lá pra ficar um ano fora, ou eu vou te expulsar da Vara”. (Risos) Brincadeira, adoro meu juiz substituto. Mas, se ele ficar, eu não recebo. Aí a gente fez uma engenharia... Todo mês, 15 dias por mês, o juiz substituto sai da Vara.

Procurado, Witzel não comentou o teor do vídeo, não respondeu quando nem onde ele foi gravado, e enviou uma nota genérica sobre um tema diferente do que lhe foi perguntando, afirmando que o pagamento de auxílio moradia está previsto na Lei da Magistratura.

Assista ao vídeo:

Leia a íntegra da nota enviada pela assessoria de Witzel:

"Todos os auxílios a que magistrados têm direito estão previstos na Lei Orgânica da Magistratura. O candidato, que é ex-juiz, defende que o Congresso Nacional discuta com a população as alterações na Lei. Caso tivesse apego a privilégios, Wilson Witzel não teria deixado de ser juiz, uma função pública e com aposentadoria garantida (e que ele perdeu ao pedir exoneração), para ser candidato a governador e se colocar à disposição da população do Rio para solucionar os graves problemas que o estado enfrenta."

Leia também