Por G1, O Globo, Extra, CBN, Valor, GloboNews, TV Globo e Época

Uma mensagem de áudio tem circulado na internet com reflexões atribuídas ao padre Marcelo Rossi sobre política e as eleições. O áudio, encaminhado no WhatsApp, aparece junto com um texto que diz que o religioso decidiu expor "seu ponto de vista" sobre o tema. Essa mensagem é #FAKE.

Áudio atribuído a padre Marcelo Rossi não foi feito por ele — Foto: G1

O áudio, na verdade, foi gravado pelo apóstolo Rina, líder da igreja evangélica Bola de Neve, no final de uma aula presencial ministrada por ele para líderes da congregação. Em nota, o religioso diz que a gravação não era para circular de forma aberta e que por mecanismos "desconhecidos" por ele acabou sendo divulgada pelo WhatsApp e viralizando.

O apóstolo afirma ainda que, em meio ao compartilhamento do áudio pelo aplicativo de mensagens, alguma pessoa deduziu ser de autoria do padre Marcelo Rossi e a mensagem se espalhou dessa forma.

"Deixo claro que o áudio contém minha voz e minha manifestação pessoal sobre o assunto abordado em questão, tendo sido feito  — como já dito — sem qualquer intenção de que fosse levada a público e exatamente por isso sequer há minha identificação no começo ou no final na fala", diz a nota do apóstolo Rina.

Áudio atribuído a padre Marcelo Rossi foi feito, na verdade, por apóstolo da Igreja Bola de Neve — Foto: Reprodução/WhatsApp

Em seu perfil no Facebook, o padre Marcelo Rossi fez uma transmissão ao vivo, na tarde de quinta-feira (12), para esclarecer que o áudio não foi gravado por ele. O sacerdote diz que não tem WhatsApp, não se pronuncia sobre política e que a voz da mensagem não é a dele.

"Minha irmãzinha me ligou e me mostrou um áudio que está viralizando no WhatsApp. Eu nem tenho Whatsapp. Com a minha voz, falando sobre política, falando absurdos. Eu acabei de escutar aqui agora e, por isso, estou ligando para vocês e dizendo, com muito carinho, me ajude. Além de ser uma notícia mentirosa, eu jamais me meto em política, vocês me conhecem. Além do quê, não é a minha voz", diz o padre Marcelo no vídeo.

O padre também gravou vídeos em seus perfis oficiais no Twitter e no Instagram para propagar o esclarecimento sobre a mensagem viral em outras redes sociais. O padre fez um apelo a seus seguidores para que o ajudem a esclarecer que o áudio é falso.

"Por favor amados, preciso de ajuda. Tem alguém usando do WhatsApp, imitando a minha voz, apesar de que quem me conhece sabe que não sou eu, falando sobre política, não vote nisso, ou vote naquele, ou faça aquele, falando absurdos. Não sou eu, me ajude! (...) Por isso eu estou pedindo essa ajuda, se você puder me ajudar. Como? Falando que é mentira. É uma fake news, a famosa notícia falsa. Mas está viralizando e as pessoas estão preocupadas, me ligando. Repito, não sou eu", alertou o religioso.

  • Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais da editoria

Áudios que viralizaram nas redes sociais afirmaram que homem fantasiado de garçom aplicou golpe em clientes na zona norte da cidade.

É #FAKE que falso garçom deu golpe em clientes de pagode do Rio - Programa: G1 Fato ou Fake

Áudios que viralizaram nas redes sociais afirmaram que homem fantasiado de garçom aplicou golpe em clientes na zona norte da cidade.

É #FAKE que falso garçom deu golpe em clientes de pagode do Rio - Programa: G1 Fato ou Fake

Publicação falsa mente ao falar em saque total do FGTS e oferece ao leitor link para chat que induz a golpe.

É #FAKE página que promete saque total do FGTS

Mulher foi vítima de um ataque a faca. Biólogo explica que ferimentos não são compatíveis com ataque de onça.

É #FAKE que mulher ferida mostrada em vídeo foi atacada por onça

Vídeo que circula nas redes sociais usa a imagem do médico e um áudio falso que indica o tratamento com a substância.

É #FAKE que Dráuzio Varella tenha indicado ozônio para tratar hemorroida

A imagem não é verdadeira. Trata-se de uma montagem.

É #FAKE que princesa Salma, da Jordânia, relatou em revista ter derrubado 6 drones iranianos

Vídeo é de palestra em fevereiro, durante abertura do ano letivo na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo (USP). Moraes deu um panorama aos estudantes sobre os ataques às democracias que grupos extremistas estão promovendo em vários países, inclusive no Brasil.

É #FAKE que Alexandre de Moraes defendeu 'corroer a democracia por dentro' em vídeo; ele se referia à extrema direita

Não há nenhuma evidência científica de que esses alimentos consigam aumentar o número de plaquetas e que tenham efeito terapêutico na dengue, diz especialista.

É #FAKE que suco de inhame, maçã, laranja e limão seja eficaz contra a dengue

O vídeo é uma peça publicitária de uma marca de roupas. A agência de publicidade responsável confirmou que o avião e a jaqueta foram criados digitalmente.

É #FAKE vídeo em que avião anda 'coberto' por jaqueta

Ministério da Justiça afirma que não recebeu qualquer pedido do FBI para investigar o magistrado. Notícia falsa tem ainda um erro técnico: FBI não pede prisão, mas sim a solicita

É #FAKE que o FBI tenha pedido prisão do ministro Alexandre de Moraes