por dentro do porto


Navio de cruzeiro Costa Fascinosa entrando para atracar no Porto de Santos — Foto: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO

A temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 no Brasil tem previsão para começar no dia 5 de novembro no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A previsão é de que seis navios passem pelo Terminal Concais, percorrendo a costa brasileira até meados de abril. Segundo o Concais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda precisa definir os protocolos a serem seguidos.

O Concais informou que os navios esperados para a temporada são Seaside, Splendida, Preziosa, Sinfonia, da MSC, e os navios Smeralda e Fascinosa, da Costa Cruzeiros. Os navios de trânsito ainda não foram confirmados. Com a retomada dos cruzeiros marítimos ao redor do mundo, passageiros, tripulantes e empresas do setor, aguardam ansiosos pela temporada brasileira.

“Faremos todos os controles sanitários necessários, pois sabemos da importância do nosso setor para a retomada de empregos. Para se ter uma ideia, só no Porto de Santos, a temporada deve injetar mais de R$ 132 milhões para a economia de Santos e Região”, disse a Diretora de Operações do Concais, Sueli Martinez, por meio de nota.

Em 2019, antes mesmo da obrigatoriedade dos protocolos sanitários, o Terminal Concais já havia adotado medidas como higienização, obrigatoriedade do uso de máscaras pelos funcionários e dispositivos de álcool gel por todo o terminal. Segundo Sueli, diariamente, antes da atracação, o navio reporta para a Anvisa todos os passageiros que estiveram no ambulatório e por quais motivos, justamente para ter o controle de liberação do navio.

As grandes armadoras já se organizaram e implementaram uma série de procedimentos para voltarem a realizar os roteiros com total segurança. Entre as medidas que estão sendo consideradas pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), estão:

  • testes para detectar a Covid-19 antes do embarque e durante a viagem
  • reserva de cabines para possíveis quarentenas
  • distribuição de pulseiras que detectam aglomerações
  • um novo sistema de ventilação dentro dos navios

A entidade também está levantando a possibilidade de limitar a ocupação dos cruzeiros para 70% da capacidade máxima. Os terminais de cruzeiros marítimos, como o Concais, também adotaram os protocolos adicionados aos dos navios para os embarques e desembarques.

Segundo o Terminal Concais, a expectativa é que 237 mil cruzeiristas embarquem em Santos. 'Sempre prezamos pela segurança e saúde das pessoas que decidem viajar de navio. Nossa expectativa é de que esta temporada seja confirmada o quanto antes e que as pessoas possam curtir seu verão em alto mar”, finaliza.

O Concais ainda aguarda a confirmação da Anvisa sobre a realização da temporada. A Anvisa disse ao G1 que a decisão final é do grupo interministerial formado pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde e Ministério da Infraestrutura. A agência reguladora reitera que é um órgão de caráter assessorial, que faz recomendações, e que ainda não há orientações sobre o assunto.

VÍDEOS: G1 em 1 Minuto Santos

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!