por dentro do porto

Por g1 Santos


MSC Splendida está no Porto de Santos em quarentena — Foto: Divulgação/MSC

Tripulantes a bordo de dois navios de cruzeiro que cumprem quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após casos de Covid-19, dizem confiar na decisão das autoridades brasileiras sobre a retomada ou o cancelamento da temporada, que deve ser anunciada nos próximos dias. As viagens marítimas estão suspensas até o dia 21, mas a Anvisa já divulgou um comunicado recomendando a suspensão definitiva dos cruzeiros.

Um dos trabalhadores está a bordo do MSC Splendida. Ele, que preferiu não se identificar, diz que optaria pela liberação do retorno das viagens, mas que acredita na deliberação dos órgãos públicos para a tomada da decisão.

Apesar de afirmar que a Anvisa "tem exercido um excelente trabalho", o tripulante confessa que espera pela retomada segura. "Obviamente, teremos que respeitar, não podemos chamar de exagero qualquer medida que seja tomada para prevenir vidas", diz.

LEIA MAIS:

MSC Splendida foi a primeira embarcação a chegar ao Porto de Santos, SP, para dar início à temporada de cruzeiros 2021/2022 — Foto: Arquivo Pessoal/Malta.Drone

Outro tripulante ouvido pelo g1 está no Costa Diadema, um dos navios com mais casos positivos entre os trabalhadores, segundo a última atualização da Anvisa. Ele, que já relatou ao g1 como está sendo a própria rotina desde quando entrou em quarentena, diz que "quer que o correto aconteça, seja o que for".

Segundo o tripulante, alguns de seus colegas estão divididos sobre o retorno da temporada. "Tem várias pessoas que comentam nos grupos, a favor e contra, mas a galera pensa mesmo em não perder o emprego, querem correr os riscos", diz. "Eu quero que o correto aconteça, porque, de verdade, estou vivendo um dia após outro".

"Se for um retorno seguro, com mais protocolos, sim. Caso contrário, melhor continuarmos em quarentena", diz o tripulante.

MSC Seaside chegou ao Porto de Santos para o desembarque de passageiros — Foto: Luciana Moledas/g1

Tripulantes com Covid-19

O número de tripulantes de cruzeiros marítimos na costa brasileira diagnosticados com Covid-19 mais que dobrou em dois dias de testagem, segundo a última atualização da Anvisa, divulgada na noite de 6 de janeiro.

Cinco navios atuam na costa brasileira. Nestes navios, o número total de tripulantes com Covid-19 passou de 184 para 505, de acordo com os boletins emitidos pela Anvisa nos dias 4 e 6 deste mês.

Os navios que registraram o maior número de casos entre os tripulantes foram o Costa Diadema, com 204, e o MSC Splendida, com 127. Os dois estão em quarentena no Porto de Santos. A embarcação que registra o menor número, 12, é o Costa Fascinosa.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!