top of page

SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: primeiras décadas da formação e atuação profissional

SILVEIRA Jr. (ORG.)

O Projeto Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE), coordenado pelo professor Adilson Aquino Silveira Júnior, do Departamento de Serviço Social da UFPE, anuncia o lançamento do e-book SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: primeiras décadas da formação e atuação profissional. O livro está disponível gratuitamente on-line. O livro é resultado dos estudos e debates realizados pelo MEHSSPE, que desenvolve ações em três planos: organização e socialização do acervo histórico e de documentos do Serviço Social no estado; incentivo a estudos sobre as dimensões e tendências da profissão; e divulgação de conhecimentos sobre essa história e memória. Em 2019, o MEHSSPE engajou parte de sua equipe na realização de estudos exploratórios sobre as particularidades do Serviço Social em Pernambuco, considerando as características de seu desenvolvimento entre as décadas de 1930 e 1960. No livro, agora lançado, seguem os artigos produzidos nos estudos, abordando determinações da formação profissional, dos espaços sócio-ocupacionais e das respostas do Serviço Social no curso das décadas de 1940-1970. A publicação pretende fortalecer o trabalho – já desenvolvido pelo MEHSSPE – de ampliação do acesso público à produção científica, à memória e aos documentos da história do Serviço Social e das políticas sociais em Pernambuco. 

Anotação 2020-06-03 165534.png

COISAS DE NÃO: trabalhadores na obra de João Cabral de Melo Neto

SILVEIRA Jr. (2020)

O ensaio publicado no livro realiza uma aproximação ao conteúdo histórico-social que a obra poética de João Cabral de Melo Neto porta sobre a classe trabalhadora no Nordeste brasileiro. Lançado em homenagem ao centenário do poeta pernambucano, o texto foi produzido por Adilson Aquino Silveira Júnior, professor do Curso de Serviço Social da UFPE e coordenador do projeto de extensão Memória e História do Serviço Social em Pernambuco. Parte do pressuposto fundamental de que a arte é uma forma específica do reflexo da realidade, portanto um tipo de conhecimento de si mesmo da humanidade. Sobre a obra em questão, é mais que conhecida sua intensa mobilização poética de determinações e condicionamentos da particularidade do Nordeste no curso do processo de desagregação da economia baseada na empresa colonial, então absorvida e convulsionada pela transformação capitalista após finais do século XIX.

CAPA FINAL.png

GRAMSCI NO SERVIÇO SOCIAL: o debate do significado social da profissão

SILVEIRA Jr. (2021)

O livro divulga os resultados de uma pesquisa sobre as tendências de circulação e assimilação do pensamento de Antônio Gramsci no quadro teórico do Serviço Social brasileiro que se debruça sobre o significado social do exercício profissional. Trata-se de um estudo desenvolvido por Adilson Aquino Silveira Júnior, professor do Curso de Serviço Social da UFPE e coordenador do MEHSSPE. O texto se debruça sobre a história da aproximação do Serviço Social ao pensamento de Antônio Gramsci desde finais dos anos 1970 até a primeira década do século XXI. 

Capa - Gramsci no Serviço Social - PNG.p

A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE
SILVEIRA Jr. (2021)
 

O livro representa mais uma contribuição do projeto de extensão Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE) para o conhecimento sobre as particularidades históricas do Serviço Social, em especial daquelas tendências que tipificam a trajetória da profissão nesse estado, mas também no Nordeste.


Os textos constituem o resultado de estudos exploratórios avançando na apreensão de dimensões na trajetória do Serviço Social em Pernambuco até então inexploradas. A esse conjunto, agregam-se sistematizações oriundas de pesquisas sobre o desenvolvimento do Serviço Social no Nordeste; as contribuições de docentes de outros estados, que permitiram alargar o raio de mirada sobre a trajetória regional da profissão; além das sínteses teóricas derivadas de uma pesquisa de mestrado em andamento, dedicada às particularidades regionais do processo renovador no Nordeste.

Capa Orieginal.png

O MOVIMENTO ESTUDANTIL DE SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NAS DÉCADAS DE 1950-1970
CAMILA SOBRAL LEITE LYRA MONTALVÃO (2022)

 

O tema deste livro é a trajetória do Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS) em Pernambuco entre as décadas de 1950-1970. Para a abordagem do tema, apreende os condicionamentos socioeconômicos e políticos no Brasil e em Pernambuco e reconstitui historicamente a trajetória de luta, reivindicações e direcionamento político do MESS no estado no período em questão. A partir da perspectiva teórico-metodológica da teoria social crítica, a análise desdobrada na pesquisa recorre à diferentes fontes documentais: entrevistas realizadas pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC); depoimentos registrados e documentos da antiga Escola de Serviço Social de Pernambuco (ESSPE); registros do acervo do projeto Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE); e matérias do jornal Diário de Pernambuco das décadas de 1950 a 1970. O estudo também incorpora conhecimentos sistematizados em produções acadêmicas relacionadas ao tema, tanto àquelas dedicadas à realidade do Serviço Social a níveis local e nacional, quanto às relativas ao contexto político e social do Brasil e Pernambuco no período supracitado.

Capa Imagem.jpg

A DITADURA E A RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE NO ROMANCE O PASSO DE ESTEFÂNIA (2022). Adilson A. S. Júnior 

Esse texto consiste num pequeno ensaio histórico e de crítica literária abordando algumas determinações que particularizaram a renovação do Serviço Social no Nordeste durante a afirmação do regime instaurado pela ditadura de 1964. Uma abordagem que privilegia as tendências do trabalho profissional e os dramas sociais do período que encontram-se expressos no romance O passo de Estefânia, publicado em 1980, pela escritora e assistente social sergipana Núbia Marques, falecida em 1999. 

 

Com essa divulgação, o projeto Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE) pretende contribuir com os debates e celebrações do Dia do/a Assistente Social de 2022.

 

Trata-se de um recorte de uma pesquisa de maior fôlego que encontra-se em desenvolvimento sobre a renovação do Serviço Social na particularidade do Nordeste. Esta é a segunda publicação realizada através da coleção Outras Veredas, organizada pelo MEHSSPE, dedicada à divulgação de pesquisas que se debruçam sobre a reconstrução da história e da memória do Serviço Social. 

Foto Capa.jpg

PAULO FREIRE E A ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DE PERNAMBUCO

Luanna Barbara Cavalcanti Soares (2022).

Trata-se de um estudo sobre a atividade de Paulo Freire como professor da antiga Escola de Serviço Social de Pernambuco (ESSPE) entre os anos 1950 e o início da década seguinte. Através de um detalhado mapeamento, que se debruçou sobre o vasto acervo de documentos e Trabalhos de Conclusão de Curso da ESSPE, tal resgate buscou reconstituir os passos da atuação docente do educador pernambucano na instituição de ensino.

 

Tendo em vista que a maior parte da documentação pesquisada ainda não havia sido objeto de qualquer estudo com esse enfoque, os resultados alcançados revelaram nuances e eventos da trajetória de Paulo Freire, numa fase bastante inicial da sua construção intelectual e pedagógica, que, ou ainda eram desconhecidos, ou haviam sido captados de modo fragmentário e limitado. O que se documenta e analisa são alguns dos laboratórios e campos de influência decisivos para elaboração do seu pensamento e prática pedagógica.

 

Páginas de Soares, L. (2022) - Paulo Freire e a Escola de SS de Pernambuco.jpg

O SERVIÇO SOCIAL NA PARTICULARIDADE DO NORDESTE (1940-1980)

Adilson Aquino Silveira Júnior (2022). 

Este livro é resultado de uma pesquisa histórica sobre a emergência e a renovação do Serviço Social na região Nordeste do Brasil entre as décadas de 1940-1980. A investigação contou com um material empírico diverso, composto por livros, teses, dissertações e monografias, acervos documentais da memória profissional, notícias de jornais, além de depoimentos e entrevistas oriundos de diferentes fontes secundárias.

 

A exposição dos resultados inicia com a problematização e os fundamentos teórico-metodológicos a partir dos quais a pesquisa foi erigida; em seguida, se volta para a análise da emergência do Serviço Social na particularidade do Nordeste, considerando as expressões típicas da “questão social” na região; e, por fim, aborda as tendências da renovação do Serviço Social, contemplando aspectos da formação e atuação profissional, da organização político-corporativa e da produção do conhecimento. Também se inclui um apêndice com uma síntese teórica sobre a lei do desenvolvimento combinado, oportunizando uma reflexão sobre fontes científicas de grande valor heurístico para o desvelamento da formação social do país.

 

Capa.jpg

O NORDESTE EM JOSUÉ DE CASTRO: guia para o estudo

Adilson Aquino Silveira Júnior (2023). 

Que lições para o estudo da realidade do Nordeste a obra de Josué de Castro tem a nos oferecer? Este ensaio propõe um roteiro analítico e bibliográfico para quem deseja responder a essa pergunta. Busca evidenciar a riqueza e o caráter multifacético desse legado que, profundamente arrimado em nossa particularidade regional, se projeta com raro ímpeto num sentido histórico universal, mirando problemas fundamentais, e ainda atuais, do destino da humanidade. Trata-se da primeira parte de um estudo mais longo dedicado ao tema. E que divulgamos através do projeto de extensão Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE) para o estímulo ao estudo e o resgate da memória de Josué de Castro, no cinquentenário de sua morte.      

 

Capa 2.jpg
bottom of page