#Éboato que militares começaram a fiscalizar senadores no Congresso

Fechar comentários

#Éboato que militares começaram a fiscalizar senadores no Congresso

Por: Gisele Barros e Marcelo Parreira, da TV Globo em
Publicação falsa diz que militares fiscalizam parlamentares no Congresso
Publicação falsa diz que militares fiscalizam parlamentares no Congresso Foto: Reprodução

Circula pelas redes sociais um vídeo com imagens de militares assistindo uma sessão deliberativa do Senado Federal, em Brasília, na tarde da última terça-feira. A página no Facebook "MBCC - Movimento Brasil Contra a Corrupção" publicou uma montagem de alguns momentos da sessão, acompanhada do texto: "Exército começa a fiscalizar senadores". A informação foi replicada em sites como "Notícias Brasil Online" e "Jornal da Cidade Online", complementando que os oficiais chegaram ao local "sem aviso prévio". A informação porém, é falsa.

Nenhum dos vídeos compartilhados mostra o momento da sessão em que o segundo vice-presidente do Senado, João Alberto de Souza (MDB-MA), explica o motivo da presença dos militares no plenário. Após o senador José Medeiros (PODE-MT) citá-los com o exemplo de meritocracia, João Alberto de Souza aproveita para apresentar o grupo. Ele explica que se trata de uma visita dos estagiários dos cursos de Alto Comando da Escola Superior de Guerra, da Escola de Guerra Naval e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

A íntegra da sessão pode ser conferida no canal da TV Senado no YouTube. As imagens mostram ainda que o grupo não ficou no plenário até o final da reunião. A partir do minuto 48, durante fala da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), eles se encaminham para a saída. Assim, o grupo ficou por pouco mais de 15 minutos no local. Ao contrário do que mostram os vídeos, quando a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) está na tribuna, ela não poderia esboçar nenhuma reação negativa ao olhar para o grupo — como foi sugerido em vídeos editados— pois eles não estavam mais presentes no plenário.

O grupo era integrado por 200 pessoas, incluindo oficiais superiores de nações amigas. A visita não poderia ser feita sem aviso prévio. É necessário agendamento para grupos com mais de 15 pessoas e para visitas às terças e quartas-feiras. O Senado confirmou que a visita foi previamente agendada.

Ao contrário do que foi noticiado por alguns sites, que publicaram até mesmo que um general presente teria dito que o "Exército quer marcar presença para garantir a democracia e a segurança nacional", ninguém do grupo fez qualquer pronunciamento durante o encontro.

Após o EXTRA publicar a checagem, o boato chegou a ser compartilhado pelo perfil oficial do deputado federal Rogério Peninha (MDB-SC). O parlamentar marcou a senadora Vanessa Grazziotin na publicação, que teve mais de 2 mil curtidas. A equipe do blog pediu um posicionamento do deputado, mas ainda não teve resposta.

Postagem do deputado Rogério Peninha
Postagem do deputado Rogério Peninha Foto: Reprodução