Por G1, O Globo, Extra, CBN, Valor, GloboNews, TV Globo e Época

Uma mensagem de áudio tem circulado na internet com reflexões atribuídas ao padre Marcelo Rossi sobre política e as eleições. O áudio, encaminhado no WhatsApp, aparece junto com um texto que diz que o religioso decidiu expor "seu ponto de vista" sobre o tema. Essa mensagem é #FAKE.

Áudio atribuído a padre Marcelo Rossi não foi feito por ele — Foto: G1

O áudio, na verdade, foi gravado pelo apóstolo Rina, líder da igreja evangélica Bola de Neve, no final de uma aula presencial ministrada por ele para líderes da congregação. Em nota, o religioso diz que a gravação não era para circular de forma aberta e que por mecanismos "desconhecidos" por ele acabou sendo divulgada pelo WhatsApp e viralizando.

O apóstolo afirma ainda que, em meio ao compartilhamento do áudio pelo aplicativo de mensagens, alguma pessoa deduziu ser de autoria do padre Marcelo Rossi e a mensagem se espalhou dessa forma.

"Deixo claro que o áudio contém minha voz e minha manifestação pessoal sobre o assunto abordado em questão, tendo sido feito  — como já dito — sem qualquer intenção de que fosse levada a público e exatamente por isso sequer há minha identificação no começo ou no final na fala", diz a nota do apóstolo Rina.

Áudio atribuído a padre Marcelo Rossi foi feito, na verdade, por apóstolo da Igreja Bola de Neve — Foto: Reprodução/WhatsApp

Em seu perfil no Facebook, o padre Marcelo Rossi fez uma transmissão ao vivo, na tarde de quinta-feira (12), para esclarecer que o áudio não foi gravado por ele. O sacerdote diz que não tem WhatsApp, não se pronuncia sobre política e que a voz da mensagem não é a dele.

"Minha irmãzinha me ligou e me mostrou um áudio que está viralizando no WhatsApp. Eu nem tenho Whatsapp. Com a minha voz, falando sobre política, falando absurdos. Eu acabei de escutar aqui agora e, por isso, estou ligando para vocês e dizendo, com muito carinho, me ajude. Além de ser uma notícia mentirosa, eu jamais me meto em política, vocês me conhecem. Além do quê, não é a minha voz", diz o padre Marcelo no vídeo.

O padre também gravou vídeos em seus perfis oficiais no Twitter e no Instagram para propagar o esclarecimento sobre a mensagem viral em outras redes sociais. O padre fez um apelo a seus seguidores para que o ajudem a esclarecer que o áudio é falso.

"Por favor amados, preciso de ajuda. Tem alguém usando do WhatsApp, imitando a minha voz, apesar de que quem me conhece sabe que não sou eu, falando sobre política, não vote nisso, ou vote naquele, ou faça aquele, falando absurdos. Não sou eu, me ajude! (...) Por isso eu estou pedindo essa ajuda, se você puder me ajudar. Como? Falando que é mentira. É uma fake news, a famosa notícia falsa. Mas está viralizando e as pessoas estão preocupadas, me ligando. Repito, não sou eu", alertou o religioso.

  • Adicione nosso número de WhatsApp: +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais da editoria

Dados oficiais do Ministério da Saúde refutam alegação feita por deputado bolsonarista.

É #FAKE que mais de 25 mil pessoas morrem por dengue todo dia no Brasil

Imagens, na verdade, foram registradas em 2023 na cidade de Chongzhou, na China. Polícia Rodoviária Federal diz não ter registro de deslizamento de encosta no local.

É #FAKE que vídeo com megadeslizamento de terra seja da Serra de Petrópolis

Na verdade, trata-se do pai da vereadora. A foto foi feita em 16 de abril de 2018, durante uma reunião entre a família de Marielle e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Rivaldo Barbosa.

É #FAKE que homem que aparece em foto ao lado de mãe de Marielle seja Chiquinho ou Domingos Brazão, suspeitos de encomendar morte da vereadora

O homem no vídeo é o governador do Maranhão Carlos Brandão. Imagem foi gravada em 30 de outubro de 2022, quando Dino e Brandão comemoravam eleição de Lula.

É #FAKE que homem abraçado a Dino em vídeo seja suspeito de matar Marielle

Fraudador adulterou a imagem original, colando o rosto de Brazão sobre o rosto do deputado federal Pedro Paulo.

É #FAKE imagem em que Lula aparece com suspeito de mandar matar Marielle

Em meio às fortes chuvas que atingem o estado do Rio nesta sexta-feira, vídeos e imagens que viralizaram nas redes sociais assustam moradores.

Veja o que é #FATO ou #FAKE nos vídeos que circulam sobre as chuvas que atingem o Rio de Janeiro

A circulação de um comunicado falsamente atribuído ao Palácio de Buckingham sobre o monarca do Reino Unido viralizou nas redes sociais nesta segunda (18) e levantou questionamentos sobre seu estado de saúde. Charles III foi diagnosticado com câncer - não foi informado de qual tipo - em fevereiro e passa por tratamento.

É #FAKE que o rei Charles III morreu

Com o documento vencido há dois anos, Giuseppina Molinari foi multada e teve seu carro apreendido, segundo a imprensa local. Mas a idosa não quer abrir mão de sua independência e visita seus conhecidos de bicicleta.

É #FATO: Polícia flagra idosa de 103 anos dirigindo à noite com a habilitação vencida na Itália

Montante foi colocado sobre uma mesa de 50 metros para que os funcionários pegassem o máximo de notas de 100 iuan onshore, a moeda da China, que conseguissem contar.

É #FATO: Empresa coloca dinheiro em 'mesão' e faz funcionários disputarem cédulas; VÍDEO - Programa: G1 Fato ou Fake

Posts em redes sociais imitam o site do Valor para veicular notícia falsa.

É #FAKE a notícia de que Sergio Moro teria sido interrogado sob suspeita de enriquecimento ilícito